fbpx

Use o boiserie como molduras charmosas para a sua casa

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Você pode até não reconhecer essa técnica por esse nome, mas temos certeza de que você já viu a boiserie decorando paredes em diversos ambientes.

O boiserie era um item que não poderia faltar em toda decoração francesa no século XVIII. É uma técnica que coloca molduras nas paredes, com formatos diferentes, e transmite muita sofisticação, requinte e elegância pra qualquer ambiente.

Decorações de paredes típicas do século XVIII
Decorações de paredes típicas do século XVIII

Antes essa técnica era mais restrita para ambientes que tinham o estilo de decoração mais clássico, ou para espaços mais contemporâneos, sejam eles áreas sociais ou íntimas, mas atualmente está sendo integrado de forma muito elegante em arquiteturas bem modernas, com diversos tipos de uso.

Isso é o que mostramos para você a seguir.

Mas afinal, o que é a boiserie?

Nós sabemos que você deve estar com uma dúvida sobre a pronúncia correta dessa técnica de decoração, então de cara, nós já vamos esclarecer isso pra você! Boiserie se lê “boaserrí”. Esta é uma técnica que coloca uma espécie de moldura nas paredes, e garante um requinte todo especial para o seu projeto.

O boiserie começou a ser usado nas construções da realeza francesa, por volta do século XVIII, e além de contribuir com uma pequena parte para o isolamento térmico dos ambientes, essa moldura de parede também transmitia uma elegância sem tamanho para os cômodos onde eram aplicados.

O boiserie em PVC vem ganhando muitos consumidores
O boiserie em PVC vem ganhando muitos consumidores

O boiserie em PVC vem ganhando muitos consumidores, pois esse tipo de material pode ser aplicado tanto em ambientes secos, como salas e quartos, como também em ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros.

É possível encontrar diferentes tamanhos e modelos, mas a principal vantagem do boiserie em PVC é que a instalação é muito simples e rápida, e não tem todo aquele transtorno de moldes em gesso e toda a sujeira que isso vai trazer.

Como decorar o seu ambiente com boiserie?

Antes de decidir pela instalação dessa técnica de decoração, e já sair comprando metros e metros, você tem que avaliar se a arquitetura do ambiente comporta esse tipo de decoração. Como a boiserie é utilizado em ambientes mais clássicos, pode não ser a melhor escolha para quem prefere um ambiente meio street. Mas na maioria dos casos a técnica se adapta perfeitamente ao estilo que você já tem no cômodo.

Já se o seu projeto tem uma tendência mais contemporânea, se você instalar molduras com formatos geométricos, com certeza será uma escolha muito bem acertada, mas os traços precisam ser retos e simples, pois os arabescos dão um ar mais rococó.

O contraste entre o clássico e o contemporâneo deixa um ar bem despojado para o ambiente, e ao mesmo tempo trás conforto e sofisticação.
O contraste entre o clássico e o contemporâneo deixa um ar bem despojado para o ambiente, e ao mesmo tempo trás conforto e sofisticação.

Se você gosta que tudo tenha um equilíbrio, você pode optar por um contraste entre o estilo do cômodo e a parede, como por exemplo, se você tiver em um ambiente com uma decoração que seja bem clean, as boiseries nas paredes podem ter cores mais fortes e vibrantes.

Já se você está pensando na instalação em ambientes maximalistas, com muitas cores, tecidos, luminárias diferentes e móveis com tendências bem ousadas, as paredes devem ser mais discretas e neutras.

O contraste entre o clássico e o contemporâneo deixa um ar bem despojado para o ambiente, e ao mesmo tempo trás conforto e sofisticação.

É muito importante definir o estilo da decoração do ambiente

Pelo fato do boiserie ter tendências mais clássicas, é sempre importante você ter em mente que tipo de sensação quer trazer para este ambiente, e assim você vai poder definir qual será o estilo que o restante da decoração terá.

Se você estiver pensando em uma decoração para um quarto, a boiserie vai atuar como elemento que vai trazer sofisticação para o ambiente. Utilizar móveis com linhas mais contemporâneas vão trazer um clima leve e moderno para este ambiente.

A boiserie vai atuar como elemento que vai trazer sofisticação para o ambiente
A boiserie vai atuar como elemento que vai trazer sofisticação para o ambiente

Se você está querendo trazer uma decoração mais conceitual, que seja capaz de surpreender os próprios moradores e também os convidados, você pode optar por usar diversos quadros nas paredes, com molduras no estilo clássico, posicionados de maneira que vão acompanhar o layout dos boiseries.

Preste atenção na pintura

Embora um leve contraste entre o ambiente e a parede seja interessante, o ideal é que a boiserie seja da mesma cor da parede, ou não tenha tanta diferença de tonalidade entre ela.

Um contraste muito forte sobrecarrega o ambiente e tira o efeito 3D da moldura saindo da parede. Alguns exemplos de combinações clássicas são branco-dourado e cinza-branco.

A unidade de cor evita erros de combinação e permite que você use molduras mais rebuscadas. Além disso, valoriza os relevos da técnica, já que ela não divide a atenção com a pintura.

Viu como é possível usar a boiserie para trazer um ar com mais requinte para o seu projeto? Ela vai ficar ótima até mesmo em um quarto de bebê, pois o toque delicado combina perfeitamente com cômodos voltados para os pequenos.

Visite a nossa loja e veja todos os modelos de boiseries que temos a disposição:
Estamos na Rua Engenheiro Rebouças, 2063, bem pertinho do Hospital São Lucas. Veja no mapa.
Fale com a gente pelo telefone: (45) 3039-4400
Ou também pelo Whatsapp: (45) 99949-4400

Gostou? Conta pra gente!