fbpx

Qual a diferença entre piso laminado e piso vinílico?

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Conhecer mais sobre as diferenças entre piso laminado e piso vinílico vai auxiliar na escolha do melhor acabamento para sua construção ou reforma.

E hoje a Timber traz a distinção entre esses dois pisos para ajudar você a eleger qual é o formato ideal para o seu ambiente. Continue lendo!

Piso laminado x piso vinílico: composição

A primeira diferença entre o piso laminado e o piso vinílico está na composição.

O primeiro é feito de materiais derivados da madeira, como o HDF (High Density Fiberboard) que nada mais são do que painéis de fibras de madeira com alta densidade. Já o segundo é feito em PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos.

Se tratando de composição, nós podemos resumir brevemente para auxiliar na sua escolha: o material do piso laminado é mais resistente a riscos e abrasão, enquanto o laminado é mais resistente à água (estamos falando de pingos, o piso não pode ser submerso em líquidos). Por isso, na hora de optar por um deles, vale analisar em qual ambiente o piso será usado.

Piso laminado x piso vinílico: instalação

O piso laminado é vendido em réguas que podem ser instaladas no sistema de cola ou click, o que faz com que sua aplicação seja rápida. Pode ser colocado em cima de um piso já existente, uma vez que aceita variações na nivelação do contrapiso, desde que estas sejam de até 3 mm.

instalação piso laminado

O piso vinílico também é vendido no formato de régua, mas ainda pode ser encontrado em modelo de mantas, placas e outras formas geométricas. Neste caso, a sua aplicação pede um contrapiso seco, limpo e extremamente nivelado, o que necessitará de mais tempo para deixar o contrapiso nos trinques! Outro ponto é que o piso vinílico (principalmente no formato de manta) não pode ser instalado em cima da madeira, por exemplo, já que a mesma tem a tendência de apodrecer e trazer problemas futuros para uma construção.

Ou seja, se você precisa de uma entrega urgente da construção, pode contar com o piso laminado para dar o acabamento do piso, agora se a fase de acabamento ainda está dentro do prazo de entrega, dá tempo de fazer um contrapiso cimentado para aplicar o vinílico por cima.

Piso laminado x piso vinílico: acústica

Aqui entramos no assunto de uma das principais diferenças entre o piso laminado e o piso vinílico.

Por ser feito de um material mais rígido, o piso laminado é mais barulhento em relação ao vinílico. Alguns profissionais recomendam a instalação de uma manta acústica embaixo do laminado para que não incomode os vizinhos do andar de baixo (em caso de apartamentos).

Já o piso vinílico é mais flexível, absorvendo mais o impacto do “toc-toc” dos calçados, fazendo com que ele se torne mais confortável para os ouvidos.

Então se você é uma pessoa que tem sono leve e se incomoda muito com barulho, o piso vinílico se tornará a melhor opção.

Piso laminado x piso vinílico: limpeza

Ambos os pisos são tarefas fáceis no quesito limpeza. A diferença é que o piso laminado não pode receber uma carga muito grande de água, então para quem gosta de dar uma boa passada de pano na casa, deverá ficar atento para não ocorrer um desastre de derrubar um balde cheio de água no chão.

O piso vinílico também não pode ser submerso na água, porém é mais resistente e não haverá grandes problemas caso aconteça um acidente desses (mas indicamos correr pegar um secador de cabelo para colocar em ação e assim evitar maiores estragos).

piso laminado

Tanto o piso laminado quanto o piso vinílico são ótimos acabamentos para sua reforma ou construção, para fazer a melhor escolha para sua reforma ou construção, deve se levar em consideração algumas probabilidades, como o ambiente em que será aplicado e o prazo de entrega da obra, por exemplo.

Se você ainda ficou na dúvida sobre qual piso escolher para a sua reforma ou construção, venha nos fazer uma visita que iremos te auxiliar: Rua Engenheiro Rebouças, 2063. Cascavel/PR.

Aproveite para ler um pouquinho mais sobre o piso vinílico no nosso blog.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente!