fbpx

Quais as vantagens de instalar rodapé em PVC em sua obra ou projeto?

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Se você está construindo o imóvel dos seus sonhos, ou reformando pra deixar aquele ambiente do jeito que você sempre quis, é muito importante que você preste muito bem atenção aos acabamentos.

Às vezes alguns detalhes acabam ficando esquecidos e acabam prejudicando todo o seu esforço de deixar o ambiente harmônico, por isso é essencial ter noção dos materiais mais indicados para cada detalhe, desde o teto até o chão.

O rodapé vai proteger a junção entre o piso e a parede
O rodapé vai proteger a junção entre o piso e a parede

O rodapé é um importante acabamento e vai proteger aquela junção entre o piso e a parede para que não ocorram quebras inusitadas, nem rachaduras que possam se estender por todo o piso. Ele vai proteger o revestimento do contato com a água, da sujeira, de choques, e também de outros materiais que possam arruinar essas estruturas. Ao mesmo tempo vai colocar uma estética alinhada e de conforto visual para o seu ambiente.

Mais que um simples detalhe, o rodapé quando bem escolhido, deixa qualquer cômodo com uma cara mais bonita e com uma excelente aparência, embora vá muito além das perspectivas decorativas.

Atualmente temos algumas opções bem simples e rápidas de instalar na sua obra, entre esses materiais está aqueles produzidos em material de PVC.

O rodapé também é muito utilizado para que aqueles fios e cabos não fiquem aparecendo, a vista de todos, evitando que a fiação elétrica fique aparente, como por exemplo em cabos de energia, fios de telefone ou de tv a cabo.

O rodapé de PVC é muito, muito simples de instalar, principalmente quando você opta pelo uso da cola em pasta. Esse acabamento tem alta durabilidade, é econômico, e feito de material reciclado, o que contribui também para o meio ambiente.

Posso instalar o rodapé de PVC com cola?

Sim, é possível fazer a instalação do rodapé de PVC com cola, e podemos resumir o passo a passo em 5 etapas:

  1. Escolha um modelo de rodapé em PVC que combine com o estilo do ambiente que você quer instalar, você pode variar a altura do acabamento de acordo com o tamanho do pé direito, por exemplo.
  2. Tenha em mãos as medidas das paredes onde os rodapés serão instalados, e faça a compra da quantidade ideal + 10% para eventuais falhas na instalação.
  3. Realize os cortes nas peças de PVC para os tamanhos das paredes.
  4. Com o auxílio de uma espátula, e aplique a massa fixadora na peça de PVC.
  5. Encoste a peça de PVC na parede, veja bem a posição desejada, e pressione firmemente para que a fixação na parede seja uniforme.

Como calcular a quantidade de rodapé de PVC para o meu projeto?

Antes de escolher o tamanho, cor e tipo de acabamento, você precisa saber quais as medidas do seu ambiente. O primeiro passo é somar a largura de cada parede onde o rodapé será aplicado.

Depois que você encontrou as medidas de cada parede, agora é hora de somar todas estas larguras para descobrir a medida total necessária de material que você vai precisar. Geralmente as placas de rodapé de PVC são vendidas em barras de 2,4m de comprimento.

Existem diferentes tamanho e acabamentos nos rodapés em PVC
Existem diferentes tamanho e acabamentos nos rodapés em PVC

Se cada parede do seu ambiente tiver a medida de 3 metros de largura, por exemplo, e houver 4 paredes para instalar o rodapé em PVC, pela lógica você vai precisar de 12 metros de material para instalar. Agora fazemos a divisão dos 12 metros pela medida das barras, que em média é de 2,4m, teremos então a necessidade de 5 placas de rodapé em PVC para deixar esse ambiente maravilhoso.

É sempre indicado que você tenha algumas sobras como margem de erro, então procure comprar material, considerando uma margem de erro entre 5% e 10%. Assim, se houver algum problema na instalação, ou seja, necessário remover alguma parte por alguma falha, você já terá peças a pronta entrega para substituir, que são do mesmo lote, garantindo a integridade de cor e tamanhos.

Ao usar a cola para fixar rodapé de PVC, é bom utilizar uma espátula para aplicar por toda a superfície de maneira uniforme, sem deixar escorrer o produto.

O rodapé em PVC pode ser instalado em qualquer extensão de parede, canto ou quina do seu ambiente. É uma excelente opção muito versátil, que combina com revestimentos de piso como: azulejo, cerâmica, madeira, carpete, pisos vinílicos e laminados.

Um outro ponto forte do rodapé em PVC é que a sua matéria-prima é o que o torna muito leve, e ainda mais simples de transportar e aplicar.

Lembre-se que assim como todo rodapé convencional, é necessário realizar a manutenções programadas nos modelos em PVC. Para esse material só é necessário a limpeza de forma convencional com água, sabão neutro e um pano macio. Passe o pano de modo suave que vai tirar o excesso de sujeira, e pronto! Já está tudo limpo novamente.

Qual tipo de cola é recomendado para fixar o rodapé em PVC?

É importante dar uma atenção na hora de escolher o tipo de material que vai fixar o seu rodapé de PVC no ambiente. Nem toda cola no mercado é ideal para fazer essa fixação de rodapés.

Existem colas que são específicas para esta finalidade, contribuindo muito para a fixação da peça, por um período muito superior, evitando infiltrações e descolamentos indesejados. Você pode encontrar opções de embalagens de cola para fixação de rodapés de PVC com diversos tamanhos, mas o que recomendamos são os cartuchos de 325ml pois é o que oferece o melhor custo x benefício para os clientes. O rendimento pode variar de acordo com as características do local e dos revestimentos, juntamente com a altura do modelo de rodapé que você vai escolher. 

Antes de aplicar definitivamente o rodapé de PVC com a cola escolhida, é ideal que as paredes do ambiente já estejam com as devidas demãos de tinta finais, e que estejam limpas para a aplicação.

Quais as vantagens de optar pelo rodapé de PVC?

Existem muitos benefícios para que você faça a escolha pela instalação do rodapé de PVC em seu projeto, e acreditamos que esta lista pode te ajudar a tomar essa decisão, caso você ainda tenha alguma dúvida nessa escolha.

O rodapé em PVC pode inclusive ser instalado por cima do rodapé de cerâmica
O rodapé em PVC pode inclusive ser instalado por cima do rodapé de cerâmica

Entre as vantagens do rodapé de PVC podemos citar:

  • É muito fácil de instalar, não precisa de furos, e apenas com uso de cola, sem a necessidade de pregos.
  • É mais barato do muitas outras opções do mercado, como o de madeira.
  • É muito leve para transporte, facilitando a vida dos instaladores.
  • É resistente à umidade e o material de PVC repele a água.
  • Nunca irá sofrer com o ataque de cupins, pois é um material sintético e reciclável.
  • É resistente a ações do dia a dia e também muito durável.
  • É imune à corrosão pois não utiliza nenhum metal nem qualquer prego ou parafuso.
  • O PVC utilizado na fabricação, é um material que não é inflamável, nem propaga fogo, então também é muito seguro.
  • Pode ser utilizado para esconder fios e cabos do seu ambiente, sem qualquer uso de outro material para este acabamento.
  • Não precisa de pintura, você compra o material, escolhe a textura e a cor, e já pode instalar.
  • Se você preferir, o PVC também pode receber uma pintura com a sua cara.
  • Temos disponibilidade em uma variedade muito grande de modelo, cores e texturas.

Agora é hora de visitar o nosso showroom e fazer a escolha do seu rodapé perfeito para o projeto, e começar a mudar a cara da sua casa. Um simples rodapé pode fazer toda a diferença no ambiente, dando uma cara muito mais bonita, organizada e agradável.

Aqui na Timber Pisos e Revestimentos temos tudo para deixar a sua casa do jeitinho que você sempre quis.

Estamos na Rua Engenheiro Rebouças, 2063, bem pertinho do Hospital São Lucas. Veja no mapa.
Fale com a gente pelo telefone: (45) 3039-4400
Ou também pelo Whatsapp: (45) 99949-4400

Gostou? Conta pra gente!