fbpx

Piso de madeira na cozinha é uma boa ideia?

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Outros tipos de pisos podem ser colocados quase que em qualquer lugar, mas quando falamos em pisos de madeira, começam a surgir alguns ambientes onde ele seria muito adequado, como salas e quartos. Mas será que é uma boa ideia colocar um piso de madeira na cozinha?

Sabemos que é um ambiente quente e úmido, e ainda mais com as características de clima que temos em nosso país, principalmente nas épocas mais quentes do ano, essa escolha não seria nada comum.

A madeira valoriza qualquer imóvel
A madeira valoriza qualquer imóvel

Já do lado positivo, nós temos a plena certeza de que um imóvel que tem em seu projeto um piso de madeira, é muito mais valorizado, pois a madeira é um revestimento nobre, e quando bem instalado e tratado, traz um visual luxuoso e deixa o ambiente muito mais aconchegante, inclusive na cozinha.

Piso de madeira com ambiente úmido, pode?

Para as áreas da casa que possam reter alguma umidade, não são recomendados instalar o piso de madeira, como por exemplo, no banheiro. Apesar da cozinha ser considera um ambiente úmido, são somente ocasionalmente que ocorrem acidentes onde ocorram derramamentos no piso, e esse tipo de acidente se for limpo rapidamente, não vai causar quase nenhum efeito direto na madeira.

Mesmo que por um acaso do destino possa ocorrer um vazamento de água da máquina de lavar louça, por exemplo, estes materiais de revestimentos quando instalados nessas regiões, recebem um tratamento especial com materiais impermeáveis, que criam uma superfície muito resistente contra a umidade. Um vazamento desse porte, que seja constante, vai danificar qualquer tipo de revestimento que esteja no piso, seja de madeira, ou de qualquer outro material.

O que devo considerar ao projetar o piso de madeira na cozinha?

Se o sonho da sua vida é ter esse revestimento na sua cozinha, é muito importante que você leve em conta alguns aspectos do ambiente que vão além do conceito visual que a madeira trás para o ambiente, e que este material natural pode proporcionar a decoração da sua casa:

  1. Tráfego: tenha em mente que a cozinha é uma zona de muito tráfego. Por maior que sejam os cuidados que você terá com o revestimento, depois de um certo tempo ele vai começar a ficar marcado, principalmente naqueles espaços que serão mais utilizados para as passagens. Mas esse não é um problema que não tem solução, basta lixar o piso e envernizar novamente para que ele volte a ter a aparência de quando foi instalado novamente.
  2. Arranhões: a cozinha é um ambiente onde ocorrem diversos acidentes, como queda de panelas, talheres e outros objetos, e isso pode causar arranhões no piso de madeira. Tapetes podem ajudar, mas nem todo mundo gosta de usá-los na cozinha, então a melhor solução para quando isso começar a se tornar um incômodo é lixar e refazer a proteção novamente.
  3. Ação do sol: as áreas do piso de madeira que tem contato direto com o sol podem desbotar e acabar com o verniz das peças, e isso vai interferir na proteção do revestimento. Em ambientes com muita exposição aos raios do sol, a reaplicação do material de proteção terá que ser feita com mais frequência, e isso não é uma vantagem, pois você terá um custo direto. A opção é usar cortinas nessas janelas para diminuir a incidência do sol e proteger o piso.

Se você não utiliza muito a cozinha e não é um máster chef profissional, o piso de madeira na cozinha vai trazer muito mais requinte pra esse ambiente. Se a praticidade é a sua prioridade, o piso vinílico imitando a madeira com certeza será o seu maior aliado. Afinal, a probabilidade de estragá-lo será bem menor.

Cozinha com piso de madeira escuro

O piso escuro é uma alternativa interessante para quem quer tornar o ambiente mais autêntico e contemporâneo. Isto porque os tons mais claros representam o clássico, e apresentam este estilo específico, adorado por muitos. Mas há ainda aqueles que estão procurando por uma inovação, e preferem os tons mais escuros pra este ambiente.

A cozinha necessita ser um ambiente acessível, limpo e organizado, e ter esse ambiente revestido com piso de madeira é uma tendência não só aqui, mas em muitos outros países.

Está muito na moda as clássicas cozinhas americanas, e o que a grande maioria delas tem em comum, é o piso de madeira.
Está muito na moda as clássicas cozinhas americanas, e o que a grande maioria delas tem em comum, é o piso de madeira.

O piso de cozinha traz charme e sofisticação, e todos nós sabemos que só a madeira pode proporcionar isso. De forma especial, a madeira é muito útil em locais de integração, como cozinhas americanas ou gourmet, mas temos que ter alguns cuidados que são de fato, precisos para que se mantenha este revestimento belo e sempre bem cuidado com o passar do tempo.

Um dos pontos principais dos pisos com tonalidades mais escuras, é que as marcas de manchas são menores, e mostram menos as marcas de uso contínuo. Neste ambiente, alguns acabamentos feitos de resina especial, são utilizados para que se preserve a aparência natural do piso.

Se você ainda não se convenceu de usar o piso de madeira em seu projeto para a cozinha, e transformar esse ambiente em um clássico da sua casa, uma opção bastante interessante é fazer o recuo com outro tipo de piso, ou ainda fazer ladrilhos nas regiões que se tem a maior incidência de respingos de água ou gorduras, como em frente a fogões ou ao redor de pias.

Cozinha com piso de madeira claro

Se a sua intenção é tornar a cozinha um ambiente mais convidativo, sem deixar o requinte e a sofisticação que a madeira trás para os ambientes, escolher o revestimento com cores mais claras é a aposta certa.

Além de ter uma cozinha com visual totalmente moderno, o revestimento vai trazer uma autenticidade para aquelas reuniões com os amigos.

Tenha a cozinha luxuosa como nos filmes
Tenha a cozinha luxuosa como nos filmes

Cozinha americana com piso de madeira

Se a ideia é trazer beleza e autenticidade para este ambiente, então a cozinha americana é uma alternativa incrível para este cômodo na sua casa.

Cozinha pequena com piso de madeira

As cozinhas pequenas conseguem se destacar ainda mais com o piso em madeira. Isto porque o aspecto mais rústico do revestimento, favorece essa sensação de amplitude.

Utilizar as peças na horizontal também uma maneira de trazer um aspecto mais abrangente para este ambiente.

Cozinha pequena fica muito valorizada com piso de madeira
Cozinha pequena fica muito valorizada com piso de madeira

A decoração da cozinha, portanto, ganha outra cara quando o piso de madeira está presente no ambiente. Investir em cozinhas decoradas para contrastar o piso de madeira é uma alternativa excelente!

Quais são as suas opiniões sobre os pisos de madeira na cozinha? Você colocaria em seu próximo projeto? Fala pra gente nos comentários.

Gostou? Conta pra gente!