fbpx

Carpete: 12 dicas úteis para usar no ambiente corporativo

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Quando está planejando um ambiente corporativo, existem diversas outras questões que devem ser analisadas diferentes de um ambiente residencial. Para que este ambiente tenha conforto, segurança, e em alguns casos também é requisitado sofisticação, o uso do carpete em empresas tem sido cada vez mais requisitado.

Por ser um revestimento bem versátil, o carpete já de cara garante uma normalização de temperatura agradável. Outro ponto muito positivo é o isolamento acústico, muito requisitado em salas de reuniões, estúdios e cinemas. O risco de queda reduz drasticamente pois o revestimento é poroso, e ainda favorece a saúde, uma vez que possuem tratamento antialérgico e antimicrobial.

Carpete: 12 dicas úteis para usar no ambiente corporativo
Carpete: 12 dicas úteis para usar no ambiente corporativo

Os carpetes de hoje em dia evoluíram muito tecnologicamente. As fibras são produzidas de forma sintética, e isso auxiliou na resistência e na durabilidade desses materiais.

Outro ponto que agrada muito os arquitetos, é a variedade de opções disponíveis no mercado, que oferecem novas e arrojadas soluções para o revestimento de piso nos projetos, e são desenvolvidas para atender desafios únicos nos diferentes segmentos de atuação, para os mais variados tipos de espaços.

Entre as opções disponíveis estão carpetes em placa, rolo e tapetes, além de linhas exclusivas para o segmento de hotelaria. Se você é arquiteto, designer de interiores, ou está pensando em usar carpete em algum dos seus projetos ou reforma, nós vamos te mostrar algumas dicas de como escolher o carpete ideal.

Esteja atendo a funcionalidade que o ambiente terá com o uso do carpete

Quando você pensa em ambientes com grande circulação, ou que será necessário algum tipo de cuidado mais específico, é muito importante pensar na funcionalidade na hora de escolher qual o tipo de carpete será mais eficiente. Neste caso, o carpete em placa é a melhor opção.

O carpete tem a opção de ser modular e facilita também a manutenção
O carpete tem a opção de ser modular e facilita também a manutenção

A praticidade vai aparecer no momento de limpar ou de dar alguma manutenção do carpete, pois caso ocorra manchas ou alguma impureza mais difícil de limpar caia no revestimento, será possível simplesmente remover esta placa afetada, e trocar por uma nova sem alterar a configuração do material no espaço, evitando diferenças notáveis no ambiente.

Busque por conforto

É possível notar uma diferença sensorial quando faz uso de carpetes para o revestimento do piso do ambiente, isso torna o espaço ainda mais confortável para o uso do dia a dia.

Também é possível variar o acabamento, pois existem diversos tipos de texturas, cores, formatos e desenhos disponíveis no mercado, e isso possibilita a criação de um design exclusivo para o ambiente que você está projetando.

A temperatura deve ser levada em consideração ao usar carpetes

Se o ambiente onde será feito a instalação for climatizado, o carpete vai contribuir muito em manter essa temperatura dentro do ambiente, por conta das fibras sintéticas que são a base do material de construção do revestimento, deixando o espaço numa temperatura agradável.

O carpete é um aliado excelente para a redução do consumo de energia caso o ambiente tenha a necessidade de climatização. A superfície e a base secundária do carpete atuam como isolantes térmicos, mantendo a temperatura do espaço por muito mais tempo nas fibras sintéticas.

O carpete ajuda a preservar a climatização do ambiente
O carpete ajuda a preservar a climatização do ambiente

Dessa forma o ambiente fica confortável e agradável por mais tempo, algo que nenhum outro tipo de piso pode oferecer.

O carpete atende muito bem a arquitetura corporativa, área onde a climatização do ambiente é um item muito valorizado.

O carpete é um item muito prático

Outro ponto muito a favor do uso do carpete, é a praticidade na hora da instalação, podendo ser colocado por cima do piso frio que já está instalado, desde que seja feito uma preparação prévia, e isso ainda vai facilitar na hora de ser feito alguma manutenção ou substituição de partes danificadas de cada peça.

A acústica do carpete é sensacional

Em ambientes empresariais, o isolamento acústico é um item essencial, e o carpete vai ajudar a abafar todos os sons, transformando salas de reuniões e escritórios, em espaços muito mais tranquilos e silenciosos, reduzindo o ruído de impacto em áreas de grande circulação, quase 10x mais em comparação a um revestimento cerâmico.

O carpete é item essencial em estúdios de gravação
O carpete é item essencial em estúdios de gravação

Pense também na segurança

A funcionalidade na instalação do carpete é fundamental, e como é produzido com material que é poroso, o risco de alguma pessoa escorregar é muito reduzido, e se ainda assim isso acontecer, o impacto também será menor, pois não será diretamente sobre um piso duro.

O carpete vem com tratamento antialérgico

Para evitar problemas com sujeiras e poeira no revestimento, busque sempre pela excelência na hora da limpeza.

Os ambientes que têm o carpete instalado como revestimento, contribuem para a qualidade do ar se for mantida uma programação de limpeza com aspirações.

O carpete já vem com tratamento antialérgico
O carpete já vem com tratamento antialérgico

Esse cuidado torna o revestimento mais limpo, e consequentemente higiênico, e isso vai contribuir para um ar mais limpo e higienizado dentro do ambiente.

O carpete é sustentável

O carpete tem um tempo de vida bem grande, e após ser descartado, pode ser reaproveitado.

Existem modelos com baixo impacto ambiental em todas as fases de vida, do uso ao descarte, e a base de composição dos revestimentos atuais, são feitos com materiais seguros e saudáveis, fazendo uso de energia renovável, utilizando uma gestão muito controlado de água, e também a reciclagem de matérias primas.

Quando escolher o seu carpete para o projeto, verifique se o produto tem a certificação Cradle to Cradle®, que é a mais importante e completa certificação sustentável. Ele traz um conceito que promove a inovação contínua das empresas, na criação de processos e produtos que vão permitir que a próxima geração, viva com produtos seguros, saudáveis, com o mínimo de substâncias químicas perigosas, e que serão reutilizadas por várias e várias vezes, da mesma forma que a arquitetura sustentável valoriza a construção com materiais que não agridem o meio ambiente.

O carpete tem um custo x benefício muito bom

Atualmente existem opções muito acessíveis, modelos que podem melhorar e contribuir com a decoração do ambiente empresarial, por um preço melhor do que pisos cerâmicos e porcelanatos.

Busque por um revestimento de fácil instalação

Por ser um revestimento muito versátil, o carpete modular pode ser instalado sem a remoção do piso que já está aplicado, tirando a necessidade de uma grande reforma e os quebra-quebras, sendo necessário apenas de pequenos cuidados, como uma correta nivelação do piso, e a limpeza antes da aplicação.

Se você optar pelo carpete modular, cada peça também vai oferecer uma manutenção muito mais simplificada, e poderá ser trocada por outras placas sem qualquer dor de cabeça.

O carpete tem boa resistência e durabilidade

Quando estiver fazendo a escolha do revestimento, verifique se são fabricados com o composto Nylon 6, que tem maior resistência, e permite que o fio seja reciclado e volte a ser utilizado na fabricação de outros materiais posteriormente.

Busque por texturas macias

Existe uma variedade grande de carpetes atualmente a disposição no mercado. Prefira aqueles que tem uma textura mais macia e agradável ao toque. Isso vai melhorar a qualidade do ambiente onde será instalado, e as condições ao caminhar, reduzindo o cansaço.

Alguns modelos exploram também a tecnologia antiestática. Isso vai trazer ainda mais conforto para o espaço corporativo.

Existe também algumas variedades como lã, nylon e poliéster. Estas opções têm design diferenciados e equilibrados, cores vibrantes e formas diferentes, onde será possível criar uma composição única, atual e descolada para o ambiente onde será instalado.

É possível criar uma energia diferenciada no piso com os modelos de carpetes em placa, que possuem linhas diagonais e verticais, promovendo um desenho único e exclusivo que você pode definir na criação do projeto.


Agora que você já conhece as vantagens de usar o carpete, que tal ver os modelos de cores e texturas que temos a disposição?
Estamos na Rua Engenheiro Rebouças, 2063, bem pertinho do Hospital São Lucas. Veja no mapa.
Fale com a gente pelo telefone: (45) 3039-4400
Ou também pelo Whatsapp: (45) 99949-4400

Gostou? Conta pra gente!